terça-feira, 8 de novembro de 2011

Santo Ângelo, menos desenvolvida do que pensamos

O título pode parecer melancólico e até pessimista. Mas é a realidade. Apesar de gozarmos de excelente qualidade de vida em Santo Ângelo, ainda falta muito para nossa cidade ser verdadeiramente desenvolvida.

Saiu esta semana o IFDM, Índice FIRJAM de Desenvolvimento Municipal, que traça o grau de desenvolvimento municipal em todo o país com base em três fatores: Emprego e Renda, Educação e Saúde. A FIRJAM é uma instituição respeitada que há 4 anos faz este levantamento.

No ranking nacional amargamos a posição de número 482, mas pensando que temos mais de 5000 municípios no país, estamos entre os 10% mais desenvolvidos. Vamos partir para o RS, onde amargamos uma distante posição 62, logo atrás de cidades como Augusto Pestana e São Marcos.

Porém o que sempre gosto de ressaltar é o desenvolvimento regional, ao menos na região das Missões deveríamos ser os primeiros, correto? Não. A pequenina porém pujante Cerro Largo figura no topo da lista, na quinta posição do estado e quase no 'TOP 100' nacional. Mas novamente virão os críticos de plantão dizer que não é parâmetro avaliar cidades com populações tão discrepantes.

Então vamos pegar nossas vizinhas, Santa Rosa e Ijuí, pois bem, cidades aparentemente no mesmo nível de Santo Ângelo, não é mesmo? Não. Se fosse um jogo de futebol, um triangular final entre Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí, perderíamos de goleada. Ijuí, na quarta posição estadual e, 129 nacional e Santa Rosa, sétima colocada estadual e 143 nacional estão muito além de nós.

Sim, falta bastante para chegarmos ao topo. Topo este ocupado por cidades da Serra, as já tradicionais pujantes Bento e Farroupilha, seguidas por Lajeado e por nossos vizinhos Ijuí e Cerro Largo.

Mas, vejamos também pelo lado do copo metade cheio. O índice é do ano base de 2009, e neste período a crise mundial afetou bastante todo o mundo. Esperava mais de Santo Ângelo, pois a cidade não está mais vivendo o período negro de estagnação, apesar de faltar muito para ser uma cidade Polo realmente pujante.

Abaixo vocês podem acompanhar os dados completos para nossa cidade:

BR RS IFDM EMPREGO EDUCACAO SAUDE
482º 62º RS Santo Ângelo 0.7652 0.6115 0.8078 0.8761

Os índices são calculados de 0 (menor desenvolvimento) até 1.0 (desenvolvimento pleno) Como podemos ver, nossa clara deficiência persiste na geração de empregos. Seguido da Educação e Saúde. Mas a diferença é gritante, apesar de melhoras na geração de emprego e desenvolvimento econômico seguimos distantes dos nossos vizinhos.

Sonho com uma Santo Ângelo forte e pujante, com indicadores incontestáveis de desenvolvimento e qualidade de vida. Vejo que muito tem sido feito para melhorar isto, mas ainda falta bastante. O crescimento sustentável e continuado, que permitirá aos nossos jovens permanecer na cidade gerando riqueza nela e não migrando para outras regiões, uma educação de qualidade e saúde realmente ao alcance de todos.






Fernando Schubert
Cientista da Computação
Desgarrado do Pago em Florianópolis - SC, mas sempre antenado com as Missões

Este texto poderá ser copiado e utilizado, mantendo-se o autor e fonte (essa é uma indireta para certos veículos de comunicação de Sto. Ângelo que utilizaram já várias vezes conteúdo de minha autoria ou por mim enviado sem citar fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário