quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os buracos de Santo Ângelo já não cabem no planeta...

Entrando no ritmo do Papas da Língua, mas ao invés das garotas, parece que os buracos de Santo Ângelo que não cabem mais no planeta. Sim, tem chovido e muito nas últimas semanas de 2012, graças à Deus, pois a agricultura já temia mais uma estiagem, que seria a garantia de mais um ano de estagnação econômica.

Porém, ao chegar na nossa amada terrinha, vindo da Serra Gaúcha, após 3 meses sem visitar nossa cidade me deparo com o que dias depois se tornou o centro das conversas por onde passava: a 'buraqueira' que a cidade está.

Porém, ao invés de questionar a administração pública, que não efetua a manutenção das vias, gostaria de perguntar algo diferente: a qualidade do asfalto. Conheço várias outras cidades especialmente em outros estados cujo asfalto dura muito mais do que o nosso. Vou citar exemplos que convivo diariamente, em Florianópolis e São José, SC. A qualidade e durabilidade do asfalto é muito maior, além da coloração do mesmo ser um pouco mais clara, e a camada aplicada apresentar uma compactação muito melhor e a brita utilizada ser menor. Não sou engenheiro de materiais, mas muitas vezes o asfalto aplicado na nossa terrinha já nasce com os dias contados, já vi vezes em que dias após a aplicação os buracos se formavam novamente.

Recapear as vias a cada ano é inviável, o ideal é investir em um asfalto de qualidade, nem que para isso necessite remover todo o asfalto atual ao invés de simplesmente colocar remendo em pano velho como se tem feito.

Noto também que nossas vias são muito largas. Sim, após quase 3 anos em Florianópolis, onde o problema é o contrário, onde muitas vezes preciso parar o carro para dar lugar para outro veículo em sentido contrário prosseguir, vejo que nossas vias são bastante largas, ruas vicinais onde facilmente passam 2 carros em cada sentido e ainda sobra vaga para estacionar. Tudo isso complica o asfaltamento uniforme e de qualidade. Porém as vias principais necessitam de um asfalto durável, as avenidas, vias de acesso à cidade e ruas com maior movimento.

Pequenas medidas além do asfaltamento como pintura do meio-fio e melhor sinalização também contribuiriam para a melhoria do visual para quem visita nossa cidade. Um cuidado constante e apartidário, independente de período eleitoral ou transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário